Entenda como funciona o Shopbot e quais seus benefícios

Gabriele Gomes • 9 de outubro de 2017

Hoje é complicado imaginarmos um mundo longe de nossos smartphones, tablets, smart watches, entre outros dispositivos que nos permitem criar uma conexão íntima com a era digital. É como se esses aparelhos fossem tão essenciais que já não conseguimos sair de casa sem eles.

Pensando dessa forma, temos consumidores cada vez mais exigentes com tecnologia e suas soluções no que diz respeito ao atendimento ao cliente. Do outro lado, empresas estão em uma busca acelerada e constante para potencializar a experiência do usuário dentro de plataformas, aplicativos e sites.

A era dos bots

A automatização dos serviços direcionado ao atendimento, juntamente com os avanços da inteligência artificial, originaram a criação do chatbot.

Uma das preocupações da maioria das marcas é adquirir novos clientes para seu negócio e, consequentemente, lhes oferecer um ótimo atendimento. Com isso, a boa fama dos chatbots não são em vão, utilizados por diversos setores como e-commerces, restaurantes, operadoras de telefonia, empresas de transporte, etc. os chats tem como principal objetivo atender um grande volume de clientes. Afinal, diferente do atendimento em loja física, eles estão 24 horas disponíveis para diversos objetivos: vendas, SAC, cobrança, suporte técnico e assistência necessária ao usuário.

Segundo o instituto de pesquisa Gartner, no ano de 2017 temos, no mundo, cerca de 6,3 bilhões de dispositivos conectados à internet. A previsão é que no ano de 2020 esse número alcance 20 bilhões. Todos eles representam mais um ponto de possível diálogo de consumidores e bots.

Shopbot Omnichannel

O Shopbot Omnichannel é um canal de venda exclusivo para varejistas. Mais do que um simples SAC, o shopbot é um canal permite a entrega rápida de soluções personalizáveis para qualquer nicho do varejo. O sistema é versátil e pode ser inserido dentro de uma plataforma, software, site ou aplicativo, levando, com ajuda de um sistema de inteligência artificial robusto, maiores possibilidades dentro do atendimento. Veja um exemplo abaixo do bot da Lojas MM instalado dentro do Messenger do Facebook:

Benefícios do Shopbot para o varejo

Uma pesquisa global recente da Minbowser Chat Survey 2017 apresentou que cerca de 75% das empresas no mundo planejam construir um shopbot para o seu negócio ainda em 2017. Certamente, quanto mais possibilidades seu cliente tiver de ter atendimento, maior a chance de vender ou alcançar melhores resultados perante os concorrentes.

Retenção de clientes

Um dos principais objetivos do shopbot é criar uma maior fidelização de clientes. Com esse serviço número de insatisfação dos consumidores é cada vez menor. A média de fidelização de usuários após um mês de uso do bot é de 40%.

Atendimento qualificado

Atualmente a dificuldade das empresas não é disponibilizar um atendimento via chatbot, e sim proporcionar uma interação real mais próxima do natural.

Diferente dos chatbots convencionais, o Shopbot Neomode possui um sistema complexo de bots para proporcionar um atendimento mais qualificado, utilizando alta capacidade de processamento de linguagem natural (PNL) e volume de interações, o shopbot possibilita uma conversa mais amigável e eficiente.

24 horas por dia

O atendimento 24 horas por dia, 7 dias da semana é uma das grandes vantagens desse serviço, além da possibilidade de atendimento a qualquer momento, o cliente não precisa enfrentar grandes filas de espera e consegue tirar suas dúvidas em poucos segundos.

Vantagem para colaboradores

Diferente do que muitos falam, o objetivo dos chatbots ou shopbots não é substituir o trabalho dos colaboradores da empresa. O atendimento com shopbot serve para apresentar soluções que, muitas vezes, sobrecarregam os colaboradores.

Solução Shopbot

O Shopbot é um canal exclusivo da Neomode, nós apresentamos uma nova solução para empresas que buscam, não apenas uma melhor comunicação com seus clientes, mas uma estratégia de venda mais efetiva. Quer saber mais sobre nosso sistema? Fale com a gente hello@neomode.com.br

 

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Isso significa que o cliente pode: Pesquisar online, experimentar na loja e comprar no e-commerce; Descobrir um produto no Instagram, verificar disponibilidade em loja e retirar pessoalmente; Comprar online e optar por devolver em uma unidade física. O consumidor híbrido não distingue onde começa ou termina a experiência. Para ele, tudo faz parte de um mesmo fluxo. É a marca que precisa se adaptar. 5 forças que estão redefinindo o futuro das lojas físicas 1. Loja como hub logístico O ponto de venda não é apenas vitrine ou espaço de checkout. Ele pode funcionar como um mini centro de distribuição , agilizando entregas e reduzindo custos logísticos. Exemplo: grandes redes de moda já usam suas lojas para realizar o ship from store, enviando pedidos online diretamente do estoque físico. 2. Experiência imersiva As lojas físicas precisam oferecer algo que o digital não entrega: experimentação e conexão emocional . Espaços instagramáveis, provadores inteligentes, telas interativas e até mesmo eventos exclusivos se tornam diferenciais. Exemplo: marcas de cosméticos investem em realidade aumentada para testar maquiagens na hora. 3. Papel consultivo dos vendedores Com o acesso ilimitado à informação, o consumidor chega à loja mais bem preparado do que nunca. O vendedor deixa de ser apenas alguém que registra a compra e passa a atuar como consultor , guiando escolhas, personalizando ofertas e criando vínculos de confiança. 4. Dados em tempo real O futuro das lojas passa pela captação e análise de dados dentro do ponto de venda. Isso significa entender quais produtos despertam mais interesse, quais áreas da loja geram mais tráfego e como o cliente se movimenta pelo espaço. Esses insights permitem ajustar sortimento, precificação e até layout. 5. Integração total com o digital As lojas não podem mais ser “ilhas”. 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