QR Code 82% dos varejistas pretendem utilizá-lo como forma de pagamento

Gabriele Gomes • 6 de setembro de 2019

Tecnologia agiliza pagamentos durante jornadas de compra online e física e ainda pode ser utilizada em estratégias de marketing

Prático e rápido, os QR Codes (do inglês, quick response code ) é um código de barras bidimensional que pode ser lido de qualquer dispositivo móvel com câmera. Sua leitura de forma ágil pode originar um link, acessar um site, páginas de pagamento, baixar um aplicativo ou qualquer outra ação de direcionamento.

De acordo com o estudo “Meio de pagamento: QR Code – Na visão dos consumidores e das empresas varejistas”, realizado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) e pela AGP Pesquisas e Estatísticas. Com meios de pagamento cada vez mais inovadores e rápidos, como biometria, carteiras digitais, QR Codes, aplicativos, dispositivos contactless e wearables muitos varejistas estão se preocupando em trazer mais inovação para auxiliar o consumidor na hora de pagar.

A fim de melhorar a experiência dos consumidores, que em sua grande maioria compra online (55%), por conseguinte na loja física (45%), surge a necessidade de implementar novas formas de pagamento integradas.

Na loja física, por exemplo, cerca de 68% dos consumidores utilizam dinheiro como principal forma de pagamento, seguido de cartão parcelado (62%) e crédito à vista (59%). Pagamentos via app e QR Code tiveram um crescimento significativo somando 41% das escolhas.

Já para os varejistas a maioria meios de pagamento são aceitos, com exceção do QR Code, que não foi citado por nenhuma empresa na entrevista. Por outro lado, a tecnologia está no planejamento de 82% dos varejistas, o restante afirma não utilizar o método, pois afirmam que ainda é pouco utilizado, difícil de implementar e falta informação.

A falta de informação, conhecimento e orientação são os principais motivos para consumidores não utilizarem QR Code.

Atualmente, aplicativos e assistentes virtuais já são capazes de suportar diversas formas de pagamento. No varejo, o App Commerce e Shopbot Omni possuem funcionalidades que se adaptam a qualquer necessidade e, além de serem integradas com a loja física, são ótimos canais de vendas para varejistas que procuram aumentar a conversão em vendas e o engajamento com o consumidor.

Veja o estudo na íntegra: http://sbvc.com.br/qrcode/

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