5 ideias de promoções para sua loja na Black Friday

Gabriele Gomes • 20 de outubro de 2021

Black Friday está para o varejo, como promoção está para Black Friday; muito importantes! Sem questionamentos.

Em novembro acontece a famigerada Black Friday. Com a chegada da data, surgem grandes promoções para a atração de clientes, focadas em aumento de vendas nesse período nos PDV, aplicativos e no e-commerce. 

De acordo com uma pesquisa da Offerwise, os pontos decisivos para o consumidor na Black Friday 2021 serão:

– frete grátis (54%);

– preço do produto (51%);

– qualidade do produto (48%).

Ainda segundo a pesquisa, a quantidade de pessoas que pretendem realizar compras na Black Friday, será 29% maior do que em 2020 .

E se quiser atrair e converter os clientes durante a data, é indispensável oferecer benefícios que o façam destacar da concorrência.

Selecionamos 5 ideias de promoções para atrair clientes para a sua loja e aumentar suas vendas nessa data, que é tão importante. Veja a seguir:

1. Desconto Progressivo

São promoções baseadas na quantidade de produtos ou serviços vendidos. A lógica geral dessa promoção é: quanto mais itens o cliente leva, mais desconto ele ganha.

Com o desconto progressivo, dá para aumentar a taxa de conversão tanto na venda de várias unidades de um mesmo produto como na quantidade de itens de uma seleção de produtos. 

A oferta é montada no seguinte modelo:

  • 5% de desconto em 2 peças;
  • 15% de desconto em 4 peças;
  • 20% de desconto a partir de 6 peças.

2. Ofertas combo (Leve x,  pague y)

Promoções do tipo “leve x, pague y” funcionam da seguinte forma: oferecendo aos consumidores a oportunidade de adquirir, por exemplo, três produtos e pagar apenas o valor de dois. Traz como um dos principais benefícios, o aumento do ticket médio, e a satisfação do cliente, ao economizar na compra dos produtos desejados.

3. Cupons de desconto

Os cupons de desconto podem ser oferecidos abertamente (no site ou redes sociais da marca) ou por envio selecionado (no e-mail ou na página de login do cliente). Para o seu uso pode ser enviado um código a ser digitado no carrinho de compras ou através de um link específico, enviado ao cliente. E podem ser segmentados para, por exemplo, abandono de carrinho, ou para quem tem itens da lista de desejos. É uma forma de trazer o cliente de volta para finalizar a compra.

4. Cashback

O cashback, que devolve parte do dinheiro de uma compra, é uma estratégia de longa duração e pode manter um cliente fiel por muito tempo. O modelo de recompensa tem muitos benefícios, entre eles, o adicional de ser um programa em que todos tiram proveito. Tanto para o cliente que economiza nas compras futuras, quanto para a empresa que vê suas vendas crescerem. Além do número de vendas, outro valor que tende a subir com a estratégia é o ticket médio; com o cashback, o consumidor é incentivado a comprar mais ou adquirir um produto mais caro. E considerando que ele receberá um valor de volta, é mais interessante que ele concentre suas compras naquela mesma loja.

5. Programa de fidelidade

O programa de fidelidade está em alta e pode ser a estratégia certa para conquistar vendas recorrentes no seu negócio. Desde pontuação que vale recompensas, sistema de níveis hierárquicos, e o que mais sua criatividade permitir.

O resultado é a fidelização de clientes, aumento das vendas e a garantia de receita recorrente que toda empresa quer. Existem várias categorias de programas de fidelidade que podem ser adotados por empresas de qualquer segmento. Com certeza, você já teve o clássico cartão fidelidade do restaurante próximo ao trabalho, que rende um almoço gratuito quando são completados todos os carimbos de refeições. Outras versões muito comuns no varejo são o desconto na próxima compra e frete grátis no e-commerce após um determinado valor em compras acumulado. E assim, os clientes são estimulados a comprar mais para alcançar recompensas oferecidas. 

Agora que já viu algumas ideias de promoções para oferecer na Black Friday, pode selecionar as mais estratégicas para o seu negócio se destacar na data. E lembre-se de que é fundamental divulgar as suas ações, por meio de redes sociais, anúncios pagos, e-mail marketing e todos os canais de venda do seu negócio.

Vimos ser uma data muito importante para o varejo brasileiro, e os varejistas precisam estar preparados para as vendas no contexto da pandemia. As vendas online devem servir como o principal impulso para chegar ao resultado esperado. Atentar para o online e proporcionar experiências híbridas, compras que migram do físico para o online ou do online para o físico sem atritos no processo. O atendimento online e à distância, por meio do WhatsApp, por exemplo, é fundamental para incentivar as compras inclusive nas lojas físicas. Assim é possível reduzir o tempo de atendimento do cliente na loja física e evitar concentração de pessoas nas lojas.

Dentre as modalidades de entrega que estão disponíveis, vale ressaltar o ship from store , que oferece a praticidade de comprar online e receber em casa, mas de forma muito mais rápida – diferente das entregas convencionais, pois é enviado direto da loja, tornando as lojas, minicentros de distribuição, por isso, é normalmente oferecido nesse modelo, a entrega expressa (que é realizada em até um 1 dia útil), atraindo muitos consumidores pelo prazo rápido em que recebem o produto. É uma modalidade que aproxima o estoque do varejista ao consumidor, o que garante a entrega rápida.

Como uma solução para os varejistas que procuram atender às necessidades do consumidor, e facilitar a jornada de compra, a Neomode oferece uma plataforma de tecnologia para o varejo, focada em soluções omnichannel, especializada em transformar a experiência de compra e aproximar o estoque do consumidor através da digitalização das vendas e integração das lojas físicas aos novos canais de venda online.

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Isso significa que o cliente pode: Pesquisar online, experimentar na loja e comprar no e-commerce; Descobrir um produto no Instagram, verificar disponibilidade em loja e retirar pessoalmente; Comprar online e optar por devolver em uma unidade física. O consumidor híbrido não distingue onde começa ou termina a experiência. Para ele, tudo faz parte de um mesmo fluxo. É a marca que precisa se adaptar. 5 forças que estão redefinindo o futuro das lojas físicas 1. Loja como hub logístico O ponto de venda não é apenas vitrine ou espaço de checkout. Ele pode funcionar como um mini centro de distribuição , agilizando entregas e reduzindo custos logísticos. Exemplo: grandes redes de moda já usam suas lojas para realizar o ship from store, enviando pedidos online diretamente do estoque físico. 2. Experiência imersiva As lojas físicas precisam oferecer algo que o digital não entrega: experimentação e conexão emocional . 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Invista em capacitação de equipe O vendedor deve ser treinado para atuar como embaixador da marca . Isso envolve conhecimento de produto, uso de tecnologia no atendimento e habilidade de integrar o físico ao digital (ex.: mostrar disponibilidade em outras unidades pelo tablet). 3. Tecnologia como aliada Para entregar uma experiência sem atrito, é fundamental contar com soluções que conectem estoques, pedidos e clientes. Ferramentas de CRM, sistemas de gestão de pedidos (OMS) e aplicativos de loja são parte da jornada. 4. Métricas que importam Mais do que medir apenas o faturamento por loja, é preciso acompanhar indicadores como: Pedidos ship from store; Tempo médio de retirada de pedidos; Taxa de ruptura de estoque; NPS do atendimento presencial. 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