Como Funciona o Catálogo por Georreferenciamento?

Gabriele Gomes • 3 de fevereiro de 2022

Uma forma de melhorar a jornada de compra do consumidor, mostrando apenas produtos disponíveis para a região.

Com a nova tecnologia, varejistas conseguem aprimorar ainda mais a experiência de compra, oferecendo para os seus consumidores produtos que estão disponíveis de acordo com sua geolocalização.

O que é Catálogo por Georreferenciamento?

O catálogo por Georreferenciamento é uma modalidade que utiliza a localização inserida pelo usuário (latitude e longitude ativados por inserção de CEP ou localização do GPS) para mostrar apenas os produtos disponíveis para entrega ou retirada, evitando comuns frustrações de, durante o checkout da compra, perceber que um ou mais produtos escolhidos não podem ser comprados devido a falta de estoque de catálogos unificados. 

Em termos de experiência o usuário valida sua localização via inserção manual ou ativação do GPS. Essa validação rápida, que engloba catálogo, coleções, categorias, recomendações, últimos vistos etc, assegura que a experiência do usuário seja consistente em todo o aplicativo ou e-commerce, apresentando apenas produtos disponíveis em sua localização.

O catálogo por georreferenciamento busca reduzir a frustração dos usuários no processo de compra e há maiores chances de fechar o carrinho de compras, pois os produtos selecionados para serem entregues ou retirados, são direcionados para uma loja que atenda de fato a localização escolhida pelo cliente, e consequentemente, aumentar o nível de satisfação do consumidor, com uma jornada de compra sem atritos.

Qual a diferença entre Catálogo Unificado x Catálogo por Loja x Catálogo por Georreferenciamento?

Catálogo Unificado : Todos os produtos com estoque, independente da disponibilidade de entrega/retirada para um endereço, são apresentados ao consumidor. Aqui envolve a somatória de todos os catálogos de lojas cadastradas (lojas físicas) e e-commerce (loja online).

Catálogo por Loja : Apresenta o catálogo de produtos com estoque de acordo com a  loja selecionada pelo usuário.

Catálogo por Georreferenciamento: São mostrados apenas os produtos disponíveis para entrega ou retirada de acordo com a localização selecionada pelo usuário. Nesse caso, envolve os catálogos de lojas e e-commerce cadastrados que atendem o endereço do usuário. Diferente do Catálogo Unificado, o Catalogo por Georreferenciamento faz a validação do estoque que limita os produtos apenas àqueles que atendem a localização do usuário.

Ambas são modalidades que podem ser aliadas a boas estratégias omnichannel, a fim de melhorar a jornada do consumidor na procura de produtos e otimizar o giro de estoque das suas lojas. Sendo assim, aumentando as chances de, ao fechar o carrinho de compras, os produtos selecionados possam ser entregues ou retirados em uma loja que de fato atenda a localização escolhida pelo cliente.

Pensando no aplicativo como seu novo canal de venda e integrado em tempo real com o estoque das suas lojas, ter essa funcionalidade disponível para os consumidores é uma forma sutil de melhorar a experiência dos mesmos e mostrar que se importa com eles. 

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