App Commerce: o aplicativo omnichannel mais completo para o varejo

Gabriele Gomes • 17 de junho de 2021

Um app commerce aproxima sua marca dos consumidores e traz muitas funcionalidades que melhoram bastante a experiência de compra.

Há alguns anos o mobile tem crescido muito, e principalmente para os varejistas. Trazendo oportunidades para o varejo inovar e crescer.

O smartphone é o principal meio de acesso à internet do país, segundo dados divulgados pelo IBGE em abril de 2020. O smartphone é utilizado por 97,9% daqueles que acessam a internet na área rural e por 98,1% daqueles que a acessam nas cidades.

Portanto, estabelecer uma conexão direta com o consumidor através de um aplicativo pode ser muito útil para o varejo. Quem baixa o app commerce no celular pode permitir o envio de notificações, contendo promoções, novas coleções e isso gera proximidade e aumenta o engajamento.

Proximidade com o consumidor

O aplicativo pode aproximar muito a sua marca dos consumidores, o contato por meio do app é muito mais prático e fácil. O usuário que baixou o aplicativo, mostra que tem a intenção de comprar ou que já comprou da loja anteriormente. Além de acessar facilmente o app commerce no próprio smartphone quando for comprar, se mantém atualizado do que acontece por meio das notificações.

Se você possui um negócio físico, a localização geográfica, é uma técnica eficaz que ajuda a navegar pelos seus clientes potenciais e existentes, líderes globais de varejo usam geolocalização no app commerce para ajudar as pessoas a encontrar a loja mais próxima na área e ver seus horários de funcionamento.

Entendendo as necessidades

No mundo voltado para o consumidor, os insights se tornam a nova moeda. Compreender as necessidades não tão óbvias do cliente e fornecer-lhes uma experiência personalizada requer uma análise profunda dos dados. Mas primeiro, você precisa coletar os dados, e o app commerce oferece os recursos para isso.

Da mesma forma que o seu e-commerce analisa as métricas do site, os resultados adquiridos pelo app também devem ser mensurados constantemente. Se o app commerce é desinstalado muitas vezes pelos usuários, pode significar que ele apresenta erros ou que falta algum ajuste a ser feito para melhorar a experiência do consumidor.

A análise de dados permite tomar decisões de negócios baseadas não em hipóteses, mas em análises sólidas. Oferece amplo espaço de manobra para a melhoria da experiência de compra. Como resultado, os varejistas podem impulsionar as vendas, tanto na loja quanto fora dela.

Outro ponto importante e que deve ser analisado, é a taxa de conversão, que é um dos principais interesse, e a taxa de retenção, que é o tempo que o usuário fica no aplicativo. São pontos que demandam análise, para que o crescimento seja constante.

A experiência do consumidor

Como os dados apresentados apontam, grande parte das pessoas que acessam a internet usam o smartphone para isso, e os varejistas podem aproveitar isso para aumentar as vendas e melhorar a experiência do consumidor por meio do app commerce. Os usuários que baixam o app commerce podem obter acesso a ofertas exclusivas, descontos e novas modalidades de entrega.

Por meio do app, também é possível enviar cupons de aniversário, para carrinho abandonado e para lista de desejos, uma abordagem que aumenta significativamente o engajamento e vendas. 

O app commerce que usam push notifications, podem antecipar os desejos do usuário, fornecendo-lhes informações relevantes com base em seus interesses. O app pode enviar automaticamente atualizações sobre desconto ou novos itens sem a solicitação do usuário sobre isso.

Você pode usar as push notifications para lembrar os clientes sobre seus próximos eventos e notícias, como novidades, novas coleções e ofertas especiais.

Pagamento pelo app

Os pagamentos pelo app commerce fornecem o máximo de conveniência para os clientes. Duas formas de proporcionar praticidade ao seu consumidor:

Podem pagar de forma digital em uma loja física, integrando no app as informações de seu cartão de crédito, e também utilizar o scan & go para realizar a compra. Outra forma, é a c apacidade de fazer compras no app commerce usando tecnologia embutida para pagamentos e só retirar o produto na loja, ou recebê-lo em casa.

Suporte pelo app

A cultura das redes sociais tornou o envio de mensagens um forte hábito para muitas pessoas. Com o app commerce, forneça suporte de vendas diretamente em seu aplicativo, com um simples botão. Não importa que categoria de mercadoria você está vendendo, receba e responda a perguntas no aplicativo, esteja presente na jornada de compra dos seus clientes.

Não esqueça de que seus clientes precisam encontrar uma maneira de entrar em contato com a equipe de atendimento em qualquer lugar e a qualquer hora. Responder rapidamente às solicitações dos clientes permite que você mantenha sua empresa no topo das crescentes demandas dos clientes.

Alguns benefícios do app commerce

Aqui estão alguns motivos para considerar ter um app commerce para a sua marca e alinhar suas estratégias com as funcionalidades desse app.

-O tempo que as pessoas passam com seus smartphones aumenta continuamente, por isso uma loja na palma de suas mãos é uma ótima escolha.

-Os apps ajudam a manter sua marca em destaque no mercado, como também aumentam a retenção e a fidelidade do cliente.

-Maior engajamento com seus consumidores pelo poder das push notifications, a taxa de abertura é maior, porque vai impactar num canal onde a pessoa está o dia todo.

-Ter um app commerce permite conectar-se com os consumidores, oferecer aos usuários uma melhor experiência de compra, por exemplo, o tempo de carregamento de apps é mais rápido do que em sites para celular, o que destaca muito o app para o consumidor final.

Deve-se considerar o seguinte, o app commerce bem feito não é apenas uma plataforma prática para realizar compras. O projeto de sucesso deve fornecer uma experiência personalizada ao cliente e responder aos interesses dos usuários, oferecendo o melhor serviço sempre.

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