10 principais KPIs de mobile marketing para seu varejo

Gabriele Gomes • 22 de julho de 2021

Os KPIs são muito importantes para o gerenciamento do seu negócio, e compreender quais os principais a serem analisados é uma etapa crucial.

Análises regulares de KPIs de marketing dos aplicativos levam à geração de mais receita. Será? Sim, pois a consciência do progresso de seu aplicativo ajuda a melhorar seu desempenho, e consequentemente maior uso e satisfação dos usuários. O monitoramento de KPIs também ajuda no cálculo da avaliação de seu aplicativo, sendo uma ótima maneira de atrair a atenção e recursos de compradores, investidores e acionistas.

O acompanhamento dos KPIs deve ser incluído em seus planos de desenvolvimento e marketing, incluindo as métricas de sucesso e métricas de desempenho que serão consideradas as mais valiosas ou importantes, e a equipe envolvida com o desenvolvimento e marketing do aplicativo devem rastreá-los.

Seguem alguns KPIs que são muitos importantes para a melhora do seu aplicativo, e com a análise desses e ações em cima disso, é possível chegar cada vez mais perto de um aplicativo que oferece uma ótima experiência ao usuário.

1. Crescimento de usuários

Acompanhar os números de instalações do aplicativo para garantir que sua base de usuários está crescendo, e fazer a análise desses números. Aumenta devido a eventos específicos (como mudanças no preço, atualizações de aplicativos, promoções e outras atividades)? Ou cresce de forma lenta e constante?

2. Registros

A decisão de se registrar (ceder seus dados pessoais) ou não é outro sinal de que os usuários estão comprando o que você vende, ou pelo menos mais próximos de realizar uma compra. Além disso, você pode usar os endereços de e-mail ou outras informações de contato para divulgar atualizações futuras, promoções e novidades do aplicativo para eles.

3. Desinstalações

Alguém pode decidir desinstalar seu aplicativo por uma série de motivos e nem sempre deixará comentários ou fornecerá um motivo. Entretanto, se as desinstalações corresponderem a uma atualização ou mudanças em seu aplicativo (novas estratégias de marketing), você deve considerar o que aconteceu e por quê – especialmente se as desinstalações ocorreram em abundância ou foram realizadas por uma base de usuários anteriormente estável.

4. Usuários ativos diários

São os números de usuários ativos que usam o aplicativo diariamente. A média do número de u suários ativos diários em um mês ou ano, é uma maneira comum de discernir uma avaliação ou o crescimento futuro de um projeto. É uma ótima forma de analisar uma nova estratégia de marketing no aplicativo, o engajamento dos usuários diante de certa atividade.

Leia também: Como os apps estão aprimorando a experiência do consumidor

5. Taxa de retenção

O número de usuários que voltam após um determinado período. A retenção de usuários geralmente é um indicador da criação de um aplicativo “sólido” ou valioso porque as pessoas o usam regularmente ou de maneira mais consistente. Quanto maior a taxa de retenção, mais implicações positivas para os ganhos futuros do aplicativo.

6. Sessões

O número de sessões que você gera – também conhecido como o número de vezes que um usuário abre o aplicativo – é um indicador de popularidade e adesão, pois quanto mais sessões um usuário criar e um aplicativo receber, melhor.

Lembre-se de que uma sessão é um grupo de interações específicas do usuário que ocorrem em seu aplicativo dentro de um determinado tempo. Portanto, definir o que uma sessão significa para seu aplicativo ou projeto específico é essencial.

7. Duração da sessão

A quantidade de tempo que os usuários passam no aplicativo por sessão. Geralmente, quanto mais tempo um usuário passa no aplicativo, melhor, mas você também pode querer olhar a duração da sessão, pois está relacionada ao número de travamentos e desinstalações, e ver se há uma correlação.

8. Intervalo da sessão

A quantidade de tempo entre as sessões, por exemplo, os usuários visitam diariamente ou todas as semanas? Mais de uma vez por dia? Intervalos mais curtos geralmente são melhores. Este KPI também pode ser vinculado a atualizações de conteúdo ou outros eventos oportunos a serem considerados com seu aplicativo.

Por exemplo, se houver novo conteúdo ou evento para ver todas as tardes, os intervalos de sua sessão provavelmente serão de 24 horas ou mais. E se o que o seu aplicativo propõe não estiver vinculado a um determinado horário do dia ou evento, intervalos de sessão mais curtos podem ser mais desejáveis.

9. Profundidade da sessão

O número de interações por sessão ou até onde alguém vai, na jornada do usuário antes de fechar o aplicativo. Por exemplo, ir da navegação entre produtos para fazer uma compra pode significar mais profundidade da sessão do que se registrar e verificar novas promoções ou somente consultar preços. O ideal é tentar sempre aprofundar mais e mais as sessões que o usuário começar no aplicativo.

10. Compartilhamento social

O número de vezes que seu aplicativo, ou carrinho de compras é recomendado e compartilhado nas redes sociais. Quanto maior o número, melhor. Ainda assim, não se esqueça de verificar quando e onde seu aplicativo é compartilhado e em que contexto, para ter ainda mais dados para análise e melhora.

Isso é especialmente importante se você tiver alguma funcionalidade de mídia social ou integração incorporada ao seu aplicativo.

Para medir o desempenho de aplicativos móveis, ferramentas de análise de aplicativos são essenciais. Eles monitoram seu aplicativo e fornecem dados precisos para rastrear seus KPIs. Os KPIs permitem que você reflita sobre o andamento do seu negócio e tome as medidas adequadas. Por exemplo, se o número de usuários ativos por dia ou mês, estiver caindo, pode ser um indicador de que sua estratégia de marketing não está funcionando.

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