Como escolher um Integrador Omnichannel para sua marca de rede de Lojas do Varejo
Em um varejo cada vez mais conectado, a integração entre os canais físicos e digitais deixou de ser diferencial para se tornar essencial.
Lojas físicas e e-commerce precisam estar conectados e orquestrados para garantir uma experiência fluida e eficiente para o consumidor.
E é justamente aqui que entra o integrador omnichannel.
O que é um integrador omnichannel?
O integrador omnichannel é uma solução tecnológica que faz a ponte entre sistemas distintos como ERP, PDV, plataformas de e-commerce e outras frentes de vendas digitais.
Ele atua como um hub central de dados e processos, possibilitando que a comunicação entre esses sistemas aconteça de forma automática, segura e em tempo real.
Integra o pdv e erp com o e-commerce.
O que o integrador omnichannel faz na conexão das lojas físicas com o e-commerce?
Quando conectado a um OMS inteligente, o integrador omnichannel funciona como um orquestrador de vendas e de informações. Isso permite que diferentes áreas do varejo — estoque, vendas, pedidos, logística, tracking, financeiro — operem de forma sincronizada, independentemente do canal de origem da venda.
Além disso, permite que pedidos feitos em qualquer canal — seja no ponto de venda físico (PDV), site, app ou WhatsApp — sejam orquestrados de forma centralizada facilitando ações como:
- Localizar estoques disponíveis em tempo real, seja na loja, no centro de distribuição ou no estoque de outra unidade.
- Sincronizar informações de preço, estoque, promoções e catálogo entre o físico e o digital.
- Direcionar pedidos de acordo com regras de negócio, como distância do cliente, disponibilidade do produto ou canal de origem.
- Atualizar status de pedidos automaticamente para o cliente, vendedor e operação.
- Unificar o histórico de pedidos e interações do cliente.
Ou seja, é por meio do integrador que se viabiliza uma verdadeira conexão entre o PDV e o E-commerce, garantindo uma jornada de compra fluida e omnichannel.
Benefícios de ter um integrador omnichannel eficiente
Contar com um bom integrador omnichannel traz uma série de ganhos operacionais e estratégicos para redes de lojas. Entre os principais benefícios, destacam-se:
- Eficiência operacional: Redução de retrabalho, falhas de comunicação e rupturas de estoque.
- Aumento de vendas online e físicas: Permite ações como ship from store, retirada na loja, venda assistida e vitrine infinita aumentando as vendas do e-commerce e das lojas físicas.
- Experiência do cliente aprimorada: Entregas mais rápidas, maior disponibilidade de produtos, menor prazo de entrega e menor custo de frete.
- Maior visibilidade e controle: Com dados centralizados e atualizados em tempo real, a tomada de decisão fica mais assertiva.
- Escalabilidade: Facilita a expansão de canais de venda sem aumentar a complexidade operacional.
5 critérios essenciais para escolher um integrador omnichannel
Na hora de escolher o integrador ideal para a sua rede de lojas, é importante avaliar com atenção alguns critérios. Veja os 5 principais:
1. Capacidade de integração com seus sistemas atuais
Certifique-se de que o integrador consegue se conectar facilmente ao seu ERP, PDV, plataforma de e-commerce e demais ferramentas já utilizadas, isso facilita todo o processo de implantação.
2. Compatibilidade com OMS e orquestração de pedidos
Verifique se o integrador trabalha em sinergia com um OMS (Order Management System), permitindo uma verdadeira orquestração de pedidos omnichannel.
3. Flexibilidade para diferentes jornadas de compra
A solução deve permitir estratégias como ship from store, click and collect, venda assistida, entre outras, com lógica configurável para sua operação.
4. Visibilidade em tempo real
A plataforma precisa oferecer dashboards e relatórios com dados atualizados, permitindo o acompanhamento da operação em tempo real.
5. Suporte e acompanhamento consultivo
Mais do que tecnologia, o integrador precisa vir acompanhado de
suporte especializado e
acompanhamento consultivo, especialmente nos primeiros meses após o go-live.
Qual integrador Omnichannel escolher?
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Ele já vem totalmente integrado ao NEO OMS, o orquestrador inteligente de vendas omnichannel da Neomode.

Com essa combinação, sua rede de lojas ganha uma gestão centralizada, com regras automáticas de alocação de pedidos, visibilidade em tempo real e total sincronia entre os canais físicos e digitais.
O resultado é mais eficiência operacional, aumento nas vendas, redução das rupturas de estoque e uma experiência de compra fluida para o cliente — em qualquer canal.
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